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Carta de Serviços - Ensino Fundamental

Ensino Regular


FINALIDADE DO SERVIÇO:

A Rede Municipal de Ensino atende aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais). Atender aos interesses e necessidades das crianças, que são peculiares nesta faixa etária, visando desenvolver ao máximo suas capacidades e potencialidades.

 

FAIXA ETÁRIA PARA CADA ETAPA

- 1º ano: 6 anos completos ou a completar até 31/03

 

PRAZO:

- Matrículas: outubro/dezembro.

- Transferência: fevereiro a dezembro.

- O calendário de matrículas é definido anualmente através de Edital.

 

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA OS USUÁRIOS:

Xerox:

– Certidão de nascimento;

– Carteira de vacinação atualizada;

- Cartão do Bolsa família (caso seja beneficiário)

– Endereço (Conta de água ou energia).

Outros:

- Contatos dos familiares e dos responsáveis por levar e buscar o aluno na Escola.

- Atestado/declaração médica se pessoa com necessidades especiais e restrição alimentar.

 

ETAPAS DO PROCESSO:

– Procurar a escola abaixo para realizar a matrícula.

 

TEMPO DE ATENDIMENTO:

No ato em que procurar a vaga nas instituições escolares. (ENSINO OBRIGATÓRIO)

 

DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO:

De segunda-feira a sexta-feira.

Das 8h às 11h e das 13h às 16h.

 

ESCOLA MUNICIPAL QUE FORNECE ESTE ATENDIMENTO

EMEF “Profª Marguerita Scutti Bertonha” – Avenida Duque de Caxias, nº 135- Centro

Telefone contato: (16) 3386-9000, ramal 9029

e-mail:emef@dobrada.sp.gov.br

DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL

Departamento Municipal de Educação

Rua capitão Alberto Mendes Junior, 566 – Centro. CEP 15980-000

Telefone Contato: (16) 3386-9000 – Ramais 9050, 9052, 9053

e-mail: educacao@dobrada.sp.gov.br

 

OBSERVAÇÂO: As demais séries do Ensino Fundamental são oferecidas pelas Escolas Estaduais do município.

 

 

EJA

 

 FINALIDADE DO SERVIÇO: A Rede Municipal de Ensino assegura gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho.

- As aulas de EJA são oferecidas no período noturno.

 

FAIXA ETÁRIA E TIPO DE ATENDIMENTO

- EJA Ciclo I (do 1º ao 5º ano), para alunos com idade acima de 15 anos.

 

PRAZO:

- Matrículas: outubro/dezembro.

- Transferência: fevereiro a dezembro.

- O calendário de matrículas é definido anualmente através de Edital.

 

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA OS USUÁRIOS:

Xerox:

– Certidão de nascimento;

– Carteira de Identidade;

- CPF

– Endereço (Conta de água ou energia).

Outros:

- Telefones de contato.

 

ETAPAS DO PROCESSO:

– Procurar a Escola munido dos documentos solicitados para matrícula.

- Realizar a avaliação de conhecimentos oferecida pela Escola para definir a série para matrícula.

TEMPO DE ATENDIMENTO:

Imediato

 

DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO:

De segunda-feira a sexta-feira.

Das 8h às 11h e das 13h às 16h.

 

ESCOLA MUNICIPAL QUE FORNECE ESTE ATENDIMENTO

EMEF “Profª Marguerita Scutti Bertonha” – Avenida Duque de Caxias, nº 135- Centro

Telefone contato: (16) 3386-9000, ramal 9029

e-mail:emef@dobrada.sp.gov.br

DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL

Departamento Municipal de Educação

Rua capitão Alberto Mendes Junior, 566 – Centro. CEP 15980-000

Telefone Contato: (16) 3386-9000 – Ramais 9050, 9052, 9053

e-mail: educacao@dobrada.sp.gov.br

 

OBSERVAÇÕES:

- As demais séries de Ensino de Jovens e Adultos são oferecidas pelas Escolas Estadual Vereador Antônio Comar.

- A Escola também oferece certificação para os alunos com idade acima de 18 anos, que não possuem comprovante de estudos e desejam prosseguir seus estudos no Ciclo II (do 6º ao 9º ano), mediante avaliação oferecida pela Escola.

Carta de Serviços - Viva Leite


- Requisitos: Pessoas em estado de vulnerabilidade, priorizando as famílias com renda mensal de até 1/4 do salário mínimo per capita. Seu público alvo são crianças, de 06 meses a 05 anos e 11 meses. A família deve estar incluída no Cadastro Único

 - Forma de Acompanhamento: Acompanhamento antropométrico dos beneficiários trimestralmente, entrega do leite de segunda a sexta-feira e realização de grupo com as famílias beneficiárias para acompanhamento e disponibilização de informações referentes ao serviço.

 - Observações: Para liberação de vaga o Cadastro único da família precisa estar atualizado com todos os dados, além de ter vaga disponível. Vale destacar que a lista de beneficiária é enviada pelo próprio Governo.

 - Serviço Online: Este serviço não é oferecido online

 - Telefone: (16) 3386-1240 / 3386-1505

 - E-mail: casadafamilia@dobrada.sp.gov.br">casadafamilia@dobrada.sp.gov.br

 - Local: CRAS – Casa da Família

 - Dia e Horário de Atendimento: Segunda e Sexta das 8h às 9h

 - Órgão Responsável: Departamento de Assistência Social.

Carta de Serviços - SCFV

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

 - Requisitos: Os usuários chegam ao SCFV por: busca ativa, demanda espontânea, encaminhamento de outra política ou encaminhamento da rede socioassistencial. Para realização da Ficha de Inscrição serão necessários os documentos de Identificação do responsável e da criança, adolescente ou idoso, comprovante de endereço e declaração escolar (no caso de crianças e adolescentes). As inscrições são feitas no CRAS

 - Forma de Acompanhamento: As atividades são realizadas em grupo, contemplando as seguintes faixas etárias: 6 a 17 e acima de 60 anos. As atividades em grupos são acompanhadas e desenvolvidas por monitores, bem como pelos técnicos responsáveis pelo serviço

 - Prioridade de atendimento: considera-se público prioritário para o atendimento no SCFV crianças e/ou adolescentes e/ou pessoas idosas em situação de isolamento, trabalho infantil, vivência de violência e/ou negligência, fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos, em situação de acolhimento, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, egressos de medidas socioeducativas, situação de abuso e/ou exploração sexual, com medidas de proteção do ECA, crianças e adolescentes em situação de rua, vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência

 - Serviço Online: Conforme portarias 100 e 337 de 2020, o serviço também é realizado de forma online

 -Telefone: (16) 3386-1240

 - E-mail: casadafamilia@dobrada.sp.gov.br">casadafamilia@dobrada.sp.gov.br

 - Dia e Horário de Atendimento: Segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

 - Local: CRAS – Casa da Família

 - Período de Solicitação: Semestral

 - Órgão Responsável: CRAS – Casa da Família

Carta de Serviços - PAIF

SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL A FAMÍLIA

 - Requisitos: São destinatários do PAIF as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, residentes nos territórios de abrangência do CRAS, em especial as famílias beneficiárias de programas de transferência de renda ou famílias com membros que recebem benefícios assistenciais, pois a situação de pobreza ou extrema pobreza agrava a situação de vulnerabilidade social das famílias. Os usuários chegam ao serviço por: busca ativa, demanda espontânea, encaminhamento de outra política ou encaminhamento da Rede Socioassistencial. Para realização da Ficha Social será necessário: documentos pessoais (RG e CPF) do responsável familiar, comprovante de endereço, certidão de nascimento ou casamento e carteira de trabalho

 - Objetivos: Apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida

 - Forma de Acompanhamento: Visitas domiciliares, atendimento individual, atendimento familiar, estudo social, orientação e encaminhamentos, grupos de família, atividades comunitárias, campanhas socioeducativas, informação, comunicação e defesa de direitos, promoção ao acesso à documentação pessoal, mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio, desenvolvimento de convívio familiar e comunitário, mobilização para a cidadania, cadastramento socioeconômico, elaboração de relatórios e/ou prontuários, notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social

 - Prazo: O prazo será comunicado pelos técnicos de referência

 - Período de Solicitação: Contínuo

 - Serviço Online: Conforme portarias 100 e 337 de 2020, o serviço também é realizado de forma online

 - Telefone: (16) 3386-1240 / 3386-1505

 - E-mail: casadamilia@dobrada.sp.gov.br">casadamilia@dobrada.sp.gov.br

 - Local: CRAS – Casa da Família

 - Dia e Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h

 - Órgão Responsável: CRAS – Casa da Família

Carta de Serviços - MSE / PSC

MEDIDA SOCIOEDUCATIVA (MSE) E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO À COMUNIDADE (PSC)

- Requisitos: Os usuários do serviço de MSE são adolescentes de 12 a 18 anos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude ou, na ausência desta, pela Vara Civil correspondente e suas famílias. A Prestação de Serviços à Comunidade contempla adolescentes e maiores de 18 anos

 

- Objetivos: MSE - Responsabilização do adolescente quanto às consequências lesivas do ato infracional, sempre que possível incentivando a sua reparação, integração social do adolescente e a garantia de seus direitos individuais e sociais, por meio do cumprimento do seu plano individual de atendimento. PSC – aplicação do serviço à comunidade, baseada nas demandas da Prefeitura Municipal

 

- Forma de Acompanhamento: Acompanhamento realizado pela equipe, com horário agendado, bem como realização de atividades em grupo e desenvolvimento do serviço comunitário, no caso do PSC

 

- Serviço Online: Conforme portarias 100 e 337 de 2020, o serviço também é realizado de forma online

 

- Telefone: (16) 3386-1240 / 3386-1505

 

- E-mail: casadafamilia@dobrada.sp.gov.br">casadafamilia@dobrada.sp.gov.br

 

- Local: CRAS – Casa da Família

 

- Órgão Responsável: Órgão Gestor – Departamento de Assistência Social

Carta de Serviços - Atendimento ao Público CRAS


 - Requisitos: Vir até o CRAS para solicitar os serviços disponíveis

- Serviços ofertados: encaminhamento ao PAIF, SCFV e Cadastro Único, agendamento no Poupatempo, xerox, confecção e encaminhamento de currículo, atestado de antecedentes criminais, declaração de residência e consulta eSocial (divergências relativas ao CPF ou NIS)

- Serviço Online: Conforme portarias 100 e 337 de 2020, o serviço também é realizado de forma online

- Telefone: (16) 3386-1240

 - E-mail: casadafamilia@dobrada.sp.gov.br

- Local: CRAS – Casa da Família (Rua Batista Barbieri, nº 1172, Centro, Dobrada-SP)

- Período de Solicitação: Contínuo

- Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h

- Órgão Responsável: CRAS – Casa da Família

Acesso à Informação

Audiência Pública

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